Postado por: Sanic 8 de jan de 2015


Argh. Esse jogo, cara, esse jogo! Meu Deus, há tantas coisas erradas em Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 que eu nem consigo escrever essa review, argh.

Bem, hoje eu irei falar sobre Sonic 4, sim, o jogo que é a continuação de Sonic 3 & Knuckles, sim, isso foi confirmado pela SEGA. O problema é que a SEGA não sabia o que caralhos estava fazendo, além de ousar no marketing enfiando na cabeça de todo mundo que ele iria ser foda. Seu codinome foi "Project Needlemouse", caso vocês não saibam, Sonic, em um de seus protótipos, foi chamado de "Mr.Needlemouse", então esse codinome é uma alusão à esse protótipo aí.

Um dos maiores problemas de Sonic 4, é que a SEGA deixou o Sonic nas mãos da Dimps, sério, mesmo com aquele level design horrendo de Sonic Rush, e aquele corre-corre de Sonic Advance 2, a SEGA ainda quis se arriscar com a Dimps, mas isso não quer dizer que a SEGA não tem culpa de nada referente à esse jogo porque ela tava supervisionando tudo lá e até a Sonic Team entrou no meio dessa brincadeira. No final deu no que deu e surgiu-se Sonic the Hedgehog 4: Episode 1, e além disso o marketing exagerado e o sentimento de nostalgia que esse jogo trouxe gerou muitas vendas pra essa merda aí e -pasmem!- até notas boas nas críticas.

Sonic 4 é muito decepcionante, você acha que vai ser uma boa experiência, que você vai sentir aquele gosto de nostalgia por causa do clássicos, mas você percebe o bolo de merda que esse jogo é. Não, Sonic 4 não era tudo o que os fãs queriam e muito menos o que os fãs dos clássicos queriam, leia a review e você saberá o porquê. 

Por algum acaso colocaram esforço nisso aqui?


A história desse jogo é super mal-elaborada e não botaram um pingo de esforço nela. Basicamente a história é isso: Depois dos acontecimentos de Sonic 3 & Knuckles, o Dr.Robotnik conseguiu sobreviver e pegou suas antigas máquinas para se vingar do Sonic. Sim, é só isso mesmo, eu sei que platformers não precisam ter histórias super bem-elaboradas, mas a questão aqui é que não botaram um pingo de esforço nela, Sonic 1 pelo menos tinha algo bem-elaborado, o Robotnik estava transformando os animais em badnicks na South Island, onde o Sonic mora, daí ele queria pegar as Esmeraldas do Caos para dominar a porra toda lá e robotizar tudo, só que no final o Sonic consegue derrotar ele e tals etc etc. Já no Sonic 4 simplesmente o Robotnik quer vingança, só, ele não faz nenhum plano e nem nada, isso quer dizer que todos aqueles inimigos que o Sonic destrói não servem para absolutamente nada, a não ser para libertar os animais, mas tipo, o Sonic está passando por todas aquelas fases apenas para chutar a bunda do Robotnik mais uma vez. Tudo isso sem motivo, parece que o Sonic quer passar nesses lugares sendo que ele simplesmente poderia ir lá na EGG Station Zone e pronto. Acho que seria até um pouco melhor o Robotnik fazer um plano pra enganar o Sonic, daí ele deveria ir nas fases para libertar o animais e depois lutar com ele, ou algo assim. Mas não, ele só quer que o Sonic vai lá pra bater nele, mas antes, Sonic tem que passar por todas as fases. Você pode justificar que o Robotnik tentou derrotar o Sonic com as máquinas dele nas zonas, mas vou explicar isso no próximo parágrafo.

E meio que a história quer justificar o rehash do jogo, Robotnik pegou suas máquinas antigas para derrotar o Sonic, ok. Mas isso não faz sentido nenhum, já que o Sonic já conseguiu derrotar o Robotnik quando ele estava usando essas máquinas, então isso não justifica o rehash do Bosses desse jogo, porque o Robotnik sabe que essas máquinas não páreas para o Sonic. Até que faz sentido o Sonic ter que passar por todas as fases e o Robotnik sempre perdendo nesses bosses, porque como falei ali em cima, ele poderia ter tentado derrotar o Sonic com essas máquinas, mas tudo isso fica intragável e ridiculamente mal-elaborado quando o Robotnik sabe que aquelas máquinas não podem lidar com o Sonic. Salvo a exceção do boss da Lost Labyrinth Zone, bem, aquele boss não é rehash e até que é criativo, só que ele não ameniza os erros que tem nessa história.

Então não, essa história não teve um pingo de esforço colocado nela e chega a ter até buracos. Como falei ali em cima, eu sei que platformers não precisam de histórias super bem-elaboradas, épicas, etc. Mas que seja algo simples e decente, no Sonic 4 isso funciona da maneira mais errada possível, a história é simples, mas não teve nenhum esforço colocado nela.

É praticamente isso.

Sonic the Hedgeplastic


Observe atentamente essa imagem. Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 é um jogo 2D Pré-Renderizado, isso não quer dizer que jogos em 2D Pré-Renderizado vão ser necessariamente ruins, mas Sonic 4 é um péssimo exemplo de gráficos nesse estilo. Para um jogo de 2010, isso é meio que inadmissível porque os gráficos do jogo parecem ser artificiais e feitos de plástico, até apelidaram a Splash Hill Zone de Splástico Hill Zone de tão ruim que são os gráficos dessa zona. Engraçado e que é que Sonic 4 poderia ter gráficos bons, o problema é que, como de costume, não botaram um pingo de esforço aqui, parece que botaram um amador no Photoshop para fazer os cenários desse jogo. Olhe o background dessa imagem, as plantas, árvores etc. Parece que o background do jogo foi mal-cortado e nem dá aquela sensação de "3D" sabe? Incrivelmente mal-feito.

Sem contar o rehash excessivo. Como sempre, não tiveram nem um pouquinho de criatividade para fazerem os cenários desse jogo, simplesmente fizeram uma cópia a carbono dos jogos clássicos, e é por causa do rehash que muita gente fala que Sonic 4 era tudo que os fãs queriam. NÃO! E se você ainda fala isso pare de ser retardado e nunca mais fale isso. Leia a frase abaixo duas vezes:

"Eu era um idiota e falava que Sonic 4 era tudo o que os fãs queriam. Agora não sou mais um idiota e não falo isso mais."

Leu? Você promete que nunca mais irá falar que Sonic 4 era tudo o que os fãs queriam? Ok. 1º: Os cenários de Sonic 4 são apenas rehash. 2º: São rehashes mal-feitos. Pronto esses são apenas um dos motivos para Sonic 4 não ser o que os fãs queriam. Ainda é mais ultrajante porque ele é uma continuação direta de Sonic 3 & Knuckles. Ninguém vai querer cenários reciclados em uma continuação. Se pelo menos os gráficos fossem bonitos, ainda seria um pouco aceitável, mas ainda tem o fato de haver rehash praticamente no jogo todo, além do fato de os modelos dos personagens serem super mal-feitos parecendo aqueles modelos do Sonic the Fighters.

"ain Sanic, mas Sonic 2 tem a Emerald Hill que igualzinha a Green Hill"

Não. A Emerald Hill não é totalmente igual a Green Hill apesar das semelhanças, ela apenas funciona como uma fase de introdução, tal como a Green Hill.

É impossível engolir isso porque você espera que vai ser algo novo, só que é tudo praticamente igual aos jogos clássicos. Não me entendam mal, eu não quero dizer que os cenários dos jogos clássicos são ruins, o problema é que Sonic 4 faz rehash em praticamente tudo e ainda os rehashes são mal-feitos e são feios. E ainda por cima tem essa parte aqui na Mad Gear Zone:


Essa parte aí das engrenagens é extremamente horrível porque parece que elas nem estão rodando, parece mais stop-motion, argh, é estranho. Parece que a framerate vai pra 10, seilá. Só quis falar disso aqui mesmo. E continuando sobre os gráficos, por algum motivo, a SEGA tirou o Anti-Aliasing da versão de PC, na verdade, praticamente todas as versões desse jogo tem os gráficos diferentes. Irei falar em tópicos sobre as mudanças.

Wii - Modelo do Sonic e outros personagens plástico, gráficos mais brilhantes e plásticos

Xbox 360 e PS3 - Quase a mesma bosta do Wii só que com menos brilho e efeito plástico

PC (Steam) - Nenhum Anti-Aliasing, modelos do Sonic e outros personagens escurecidos, efeitos e brilhos semelhantes aos das versões de Xbox 360 e PS3

Android e iOS - Modelos do Sonic e outros personagens sem plasticidade e o resto se assemelha a versão de Xbox 360 e PS3

Esse é um resuminho dos gráficos de cada versão que eu testei desse jogo, e o melhor de tudo: Em todas as versões os gráficos são ruins e ainda dá aquela sensação de artificialidade e plasticidade. A ÚNICA coisa boa que tem nos gráficos desse jogo são os efeitos de água, eh, eles são bem bonitos, talvez seja a única coisa em que botaram esforço nesse jogo.


Só mais um detalhe aqui, nos créditos do jogo o modelo do Sonic soa bem bonito, engraçado é que em todas as versões o modelo do Sonic é uma bosta, com exceção da versão de Android e iOS. Veja a imagem aqui.

Física? O que é isso?


Era aqui que eu queria chegar! A parte da jogabilidade!

Bem, como eu falei em mais da metade da review aqui, não botaram um pingo de esforço no Sonic 4, como era de se esperar, não botaram um pingo de esforço na jogabilidade também, só que em Sonic 4 não são só alguns probleminhas na física não, são erros grotescos que se transformam em um efeito dominó que vão afetando várias outras mecânicas fazendo que não tenha nada de Sonic naquilo ali. Basicamente, a física desse jogo é tão mal-programada que você simplesmente pode, em baixa velocidade, subir morros numa boa, ou dependendo da situação, você pode ficar andando na parede de uma rampa, como pode ser visto nessa imagem. E isso não se aplica somente a rampas, você pode fazer isso em loops também, como dito ali em cima, isso causa um efeito dominó, porque pelo fato de física do jogo ser mal-programada o momentum no jogo é praticamente inexistente, momentum é o que dá impulso ao Sonic, Sonic, pelo menos os 2D, praticamente funcionam com momentum, e ele pode ser claramente visto quando você passa em uma rampa ou mola nos Sonic clássicos e pega velocidade. Com essas misturas entre momentum e a física dos jogos clássicos que permitiam o momentum ser executado, criou-se praticamente um conceito em que Sonic funciona como "pinball" e isso pode ser claramente visto nas fases de pinball nos Sonic lá das antigas. Só que em Sonic 4 nada disso existe, a física é um lixo e momentum é praticamente inexistente, e Sonic praticamente funciona com essas duas coisas, o que broxa mais ainda quem achava que Sonic 4 seria uma ótima sequência de Sonic 3 & Knuckles. Sabe quando, nos Sonic clássicos você subia um morro lentamente e depois descia e pegava velocidade? Então, em Sonic 4 isso não existe, você sobe na mesma velocidade e desce na mesma velocidade, nada acontece, você fica assim, com a incrível física desse jogo dá pra você ficar parado aí no morro. E uma das coisas mais legais nos Sonic clássicos era pegar impulso e correr muito rápido, já aqui o Sonic nem sequer é rápido. 

Você pode até se divertir com Sonic 4, mas em teoria ele é extremamente entendiante, e um dos principais motivos pra isso é adição do Homming Attack, não me entendam mal, eu não acho o HA uma adição ruim necessariamente, só acho desnecessário nos Sonic 2D. Entendam, Sonic 2D não precisa de HA, a adição do HA apenas serve para simplificar o Level Design do jogo e deixá-lo mais entendiante, e falando sobre o Level Design de Sonic 4, ele nem é bom, ele não é horrível a níveis de Sonic Rush mas ainda dá pra ver que ele tem aquele ~toque especial~ da Dimps, praticamente não tem nenhum desafio aqui nesse jogo, o máximo que se pode pode chamar de desafio no Level Design desse jogo são as cadeias de HA, só que isso é o cúmulo do ridículo em um jogo 2D do Sonic porque você passa essas cadeias de HA numa boa, nem é praticamente desafio direito, nos Sonic clássicos pelo menos tinha platformings desafiadores e inimigos para você dar um spin-dash neles ou pular em cima deles, agora aqui você passa tranquilo com o HA. E outra coisa em relação ao Level Design é que ele é extremamente automático, o que deixa o jogo mais chato ainda, as fases são recheadas de Dash Panels, quando você passa neles há mais alguns Dash Panels a frente, daí você fica uns 8 segundos ou mais só com o Sonic dando spin-dashes automáticos lá nos Dash Panels, e isso é chato porque é automático, o que tira mais ainda o desafio do jogo. Fora as sessões de platforming, meh, nada de novo aqui, sem esforço e sem desafio nenhum, são só platforming genéricos do tipo pular de uma plataforma até outra, mesmo tendo caminhos alternativos nenhum desses caminhos dão boas recompensas e quase nem tem desafios. E outro pequeno detalhe é que Sonic 4 possui uncurling, que pra quem não sabe é aquela animação de "wee" quando o Sonic vai numa rampa, e isso é ruim pra caralho porque quando o Sonic faz o uncurling você fica vulnerável nas cadeias de HA e isso faz você perder anéis e às vezes até causar cheap deaths. O Level Design de Sonic 4 não é bom justamente por ser automático e não ter grandes desafios, e até mesmo às vezes pode ocorrer casos de trial and error no Level Design desse jogo, e um exemplo disso é o próprio uncurling.

Uma coisa que devo elogiar na parte da jogabilidade de Sonic 4 é que as gimmicks presentes nas fases são criativas, mesmo não dando grandes desafios ao jogo, valeu a intenção, por exemplo, na fase Lost Labyrinth Act 2 o Sonic fica segurando uma tocha e tá tudo está escuro, daí ele precisa acender uns trem lá para iluminar as salas e resolver alguns puzzles, essa gimmick é super criativa e é divertida, e quando você vai com o Super Sonic nela tudo está iluminado, aliás, a Lost Labyrinth Zone é a única melhor zona desse jogo, mas ainda a falta de dificuldade é presente. Mas ainda ela tem seu brilho, não só na Lost Labyrinth, mas em outras fases também, como por exemplo a Casino Street Act 3 em que há a gimmick dos canhões em que você entra neles e vai em diversas partes das fases e no Act 2, ainda na Casino Street o alvo são as cartas, há várias cartas que quando você passa nelas você ganha vários tipos de recompensas como anéis e vidas, só que há muitas cartas nessa fases e meio que o jogo te dá recompensa demais, e tira mais ainda o desafio do jogo. E tem também a gimmick lá na Splástico Hill Act 2 que possui umas cordas em que você vai balançando nelas e pega um impulso para subir mais alto. É botaram esforço em pelo menos alguma coisa nesse jogo, as gimmicks realmente são interessantes e criativas, e às vezes conseguem até dar alguns minutos de diversão.

Sobre os Special Stages, aqui é o mesmo esquema do Sonic 1, você pega 50 anéis e entra no anelzão no final da fase, só que o Special Stage aqui é quase que a mesma bosta do Special Stage do Sonic 1, então, basicamente é um rehash. Ele funciona praticamente da mesma maneira do SS do Sonic 1, só que há algumas mudanças boas, como o cenário não ser tão psicodélico quanto o do SS do Sonic 1 e que você pode controlar o cenário facilitando mais as coisas, só que pelo menos aqui, a simplificação foi útil, até aí tudo bem, só que os SS do Sonic 4 erram estrondosamente em botar um timer, não bastava simplesmente deixar como estava? Ele conseguiria ser até melhor do que o SS do Sonic 1 mas o timer estragou tudo, o que te força a pegar itens de "+10sec", "+15sec" para aumentar o tempo enquanto ele está acabando, às vezes você está pertinho da esmeralda só que não consegue pegá-la por causa do tempo, e isso é extremamente broxante, e é intragável porque SS para pegar esmeraldas não podem ter timer. Quem teve essa ideia não tinha noção das coisas. Por fim, a recompensa que você recebe é, como todos sabem é o Super Sonic, nada de novo e ruim, ele funciona exatamente como o Super Sonic mesmo, só que uma boa modificação é que ele é opcional, então você não é obrigado a se transformar em Super Sonic quando pegar 50 anéis, e eu não gostei muito do fato de não ter jeito de usar o Super Sonic nos bosses, isso é chato, mas ok.

ARGH! Meus ouvidos!!!

A trilha sonora de Sonic 4 é totalmente digna de risos, justamente por sua instrumentação horrível, elas tentam dar aquele gosto de nostalgia só que falham miseravelmente, eu não sei quem achou isso decente pra botar nesse jogo, as músicas são horríveis, não no nível de Sonic Rush, mas ainda são uma bosta. Basicamente o maior erro da trilha sonora desse jogo é a instrumentação, como eu disse ali em cima, ela é uma bosta, ela tenta dar aquele gosto de nostalgia dos tempos do Mega Drive mas falha miseravelmente, você chega até rir de como as músicas desses jogo são horríveis e foi o Jun Senoue que compôs as músicas, e eu não sei como ele deixou estuprarem as composições dele assim numa boa, escute por sua conta e risco:


E o mais engraçado é que as músicas em si nem são ruins, não me entendam mal, eu não estou falando que as músicas são ruins e agora estou falando que agora elas são boas, a questão é que a instrumentação das músicas são totalmente horríveis e tentam dar aquele sentimento de nostalgia da maneira mais errada possível, mas as músicas em si, as composições são boas, e isso pode ser claramente vistos nos remixes que conseguem ser melhores do que as músicas originais do jogo, vejam:




Legal que esses caras conseguiram fazer melhor do que a SEGA, e aliás, eu consigo achar as músicas do Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 melhores do que as do Episode 2, claro que a instrumentação ainda continua ruim, mas pelo menos as composições de Sonic 4 são boas, e quando tem um remix aí no Youtube é agradável aos ouvidos, agora as músicas do Episode 2, além também possuírem uma instrumentação ruim, as composições delas nem são lá grandes coisas... talvez eu explico melhor porque eu prefiro as músicas do Sonic 4: Episode 1 em relação às do Episode 2 em um post na page, ou no blog... seila.

Conclusão

Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 é uma propaganda enganosa, todo o marketing exagerado nele fez com que muitas pessoas acabassem comprando essa bosta aí e sendo ludibriadas. O jogo se vende por nostalgia, porque qualidade praticamente ele não tem, toda a chance que Sonic 4 teve de ser pelo menos decente foi tacada no vaso no meio da bosta, ele possuí algumas boas ideias, só que a maioria dessas ideias foram executadas da pior maneira possível fazendo com que ele se tornasse essa merda aí. Fora o fato de praticamente não existir momentum que é essencial para os jogos 2D do Sonic, isso é intragável, ele não merece ser chamado de Sonic 4, ele não merece ser a continuação direta de Sonic 3 & Knuckles.


Prós:
+ Chefe da Lost Labyrinth Zone
+ Gimmicks criativas e interessantes
+ Super Sonic opcional

Contras:
- Momentum praticamente inexistente
- Rehash pra caralho
- Intrumentação da trilha sonora fodidamente horrível
- Uncurling
- Level Design ruim e entendiante
- Sonic the Hedgeplastic
- Física programada por um macaco
- História feita sem um pingo de esforço

Nota: 3.0
Horrível


{ 2 comentários }

  1. Lembrando que Sonic fala para Tails e Knuckles não ajudarem ele porque é "muito perigoso". Caralho, né que isso faz todo sentido? heuehuehhueehuheeu

    De qualquer forma gostei da review, Sonic 4 foi apenas uma tentativa escrota de ganhar dinheiro em cima dos fãs, apelando é claro, no sentimento nostálgico. A Square fez exatamente a mesma coisa com Final Fantasy: All the Bravest, os dois jogos parece que nasceram com o mesmo objetivo. Enfim, adorei aquele primeiro remix, sério, muito lindo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que eu esqueci de falar nessa review é que Sonic 4 é muito curto e sem conteúdo, mas isso é uma coisa boa indiretamente porque você não precisa ficar tanto tempo jogando essa bosta.

      Excluir

A Essência de Sonic the Hedgehog

A Essência de Sonic the Hedgehog
Texto essencial para os fãs de Sonic, explicando toda a essência do ouriço do zero, clique na tela de título do Sonic 1 para ler.

Afiliados

Posts Populares

Posts Antigos

World Sonic | 2014. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © World Sonic -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -