Postado por: Sanic 30 de out de 2014

Depois de muitos dias sem postar, resolvi fazer o texto que eu estava querendo fazer. Então, nesse texto, eu irei falar da personalidade do Sonic, como ela mudou com o tempo, e como isso foi ruim para ele.

Todo mundo sabe que desde 1998 a SEGA sempre está distorcendo, não só a personalidade do Sonic, mas a franquia toda em si, ela sempre distorce a essência do Sonic,  tem vez que ela consegue fazer certo, mas depois volta com as distorções, como visto em Sonic Boom atualmente, e inclusive, por incrível que pareça, até outros personagens estão tendo suas personalidades distorcidas como o Knuckles, antes ele tinha ar de ~cool~ e rival do Sonic, isso era interessante, e dava mais vida para o jogo. Hoje o Knuckles nem sequer tem notoriedade direito nos jogos do Sonic, e agora em Sonic Boom, ele está todo abobalhado. Aliás, vocês já perceberam que todos as personalidades dos personagens de Sonic Boom são apenas estereótipos genéricos? É... antigamente "Sonic" funcionava tão bem...

Ok, vamos ao que interessa agora, a inconsistência da personalidade do Sonic.


A Era Clássica

Ah... os tempos dourados do Sonic! Não há muita coisa a se falar por aqui porque a personalidade do Sonic, obviamente, foi criada aqui, mas ela não era genérica, ela era totalmente oposta à do Mario, por isso que Sonic fez tanto sucesso, porque ele tinha personalidade e era o oposto do Mario, o que fez deles rivais, diferente do Alex Kidd, que era só um bostão tentando rivalizar com o Mario, mas no final de tudo, era apenas um clone.

A personalidade do Sonic era muito boa, o Sonic tinha um ar de heroico e era bad-ass, claramente dava pra ver o quanto ele era foda, ele salvava o mundo do Robotnik, ele salvava os animais, tudo fluía muito bem, e além disso, ele levava o Robotnik muito a sério, diferente da personalidade atual.

O ar de fodão do Sonic antigamente não era forçado, você via ele sendo radical do jeito certo, não forçadamente como em Sonic Adventure 1 e 2. Essa personalidade é a que mais combina com Sonic, e por isso deve ser respeitada, por fazer parte da essência do Sonic, aprenda SEGA, essa que é a personalidade ideal do Sonic, como mostrada no vídeo abaixo.



A Era Adventure
Como falei ali em cima, todo mundo sabe que a SEGA começou a distorcer o Sonic lá em 1998 com o Sonic Adventure, menos os fanboys... bah, quem liga pra eles? 

Então, aqui que começou as merda toda, e pra variar, a personalidade do Sonic foi distorcida, ao invés de dar aquele ar de heroico e bad-ass sem ser forçadamente, aqui ele parece aqueles zuerinhos retardados do facebook que ficam falando "HU3 HU3 BR BR", e além disso, ele tá pouco se fodendo para as coisas, parece que nem liga para o que está acontecendo e ainda fica fazendo umas piadinhas ZU31R4S achando que o engrassadao da turma da 3ª série. 

E ainda por cima, ele nem sequer trata o Dr. Robotnik como um vilão sério, só quer saber de zuar da cara dele e ainda por cima começa a o chamar de Dr. Eggman (Dr. Homem-ovo para os leigos), sei que no Japão o nome dele já era assim... mas e o quê que tem o cu com as calças? Dr. Robotnik demonstrava bem mais autoridade para ele, fodase o Japão, fodase se lá o nome dele era Eggman, ainda não quer dizer que é bom. E a SEGA até distorceu a personalidade do Robotnik, deixando mais sem autoridade ainda.

Essa personalidade já começou o monte de bosta que iria vir pra frente, e de quebra, os diálogos abismais de Sonic Adventure contribuíram para isso. A única cutscene que achei mostrando isso foi essa:


A Era Moderna
É caras... a era moderna. Pra ser sincero o Sonic moderno nem é tão odiável mais porque o Sonic lá do Sonic Boom ofuscou praticamente tudo de ruim que aconteceu com o Sonic moderno (ou não!). Mas voltando ao assunto, foi aqui que a personalidade do Sonic teve mais distorções e ainda por cima, seus jogos foram extremamente distorcidos.

Não dá pra negar que a personalidade do Sonic atualmente é inconsistente, em cada jogo o Sonic sempre está diferente... isso é estranho. No Sonic 2006 por exemplo, ele nem sequer tinha notoriedade no jogo e parecia sem graça, sem aquele sentimento heroico e bad-ass dos clássicos, depois em Sonic Colors, eles apostam numa personalidade totalmente horrível para o Sonic, sim, você sabem de que eu estou falando, argh, a porra do Sonic Zorra Total, sério caras? Isso... é... sério...? Não, não, cadê aquela personalidade que combinava com o Sonic? E o pior é que não para por aí, tem vez que o Sonic é retardado demais, tem vez que o Sonic é sem graça demais, tem que o Sonic conta piadas sem graça demais... ARGHH, SEGA SUA INCOMPETENTE, DEFINA UMA PERSONALIDADE BOA PARA O SONIC!

Mas sem querer ser tão negativo aqui, o Sonic em alguns jogos teve uma personalidade boa, diga-se de passagem, em Sonic Generations por exemplo, apesar daqueles diálogos idiotas, aquela personalidade foi boa, e seria melhor ainda se fosse melhorada e misturassem elementos da essência nela, todavia, em Sonic Unleashed, ele estava muito sem graça e pouco se fodia para o que estava acontecendo. Eis aí um pequeno exemplo de personalidade que nunca deve ser usada no Sonic e que estão usando novamente em adivinha quem? Sim, Sonic Boom


Conclusão

Ok, agora que eu já falei das personalidades de todas as eras, irei falar sobre a personalidade do Sonic. Como vimos ali em cima, a personalidade do Sonic na Era Clássica já era boa em si, se fosse ruim, realmente necessitaria de uma mudança, desde que fosse boa, mas como já era boa, não havia necessidade em fazer distorções, podemos ver até outros personagens da franquia tendo suas personalidades distorcidas ou estereotipadas, o Knuckles por exemplo, era o rival do Sonic e aquela personalidade de um cara teimoso, forte e bad-ass, hoje, deixaram ele todo abobalhado e sem crédito no jogos. Já o Sonic, sempre passa por mudanças drásticas, em Sonic 2006, o Sonic estava super sem graça e sem crédito, porra, estamos jogando Sonic, ele merece destaque no próprio fodendo jogo dele, em Sonic Unleashed foi a mesma coisa, só que ao invés de não ganhar destaque, ele ganhava sim, mas ele estava tão sem-graça nas cutscenes que era capaz de ele dormir só de ouvir a história do jogo. Além do mais, o Sonic nem sequer leva o Robotnik mais a sério, diminuindo a autoridade de vilão, que no começo era bem trabalhado. O Sonic parece um adolescente folgado que não quer nada na vida.

Mas a questão é: Qual é a personalidade ideal para o Sonic?

Bem, a ideal com certeza seria a clássica, porque ela remete à essência e é uma personalidade de peso a ponto de competir com o Mario, apesar da SEGA não ser mais rival da Nintendo, era essa personalidade que definia o Sonic, representava a SEGA, vocês podem perceber que desde 1998 quando o Sonic começou a distorcer, tanto nos jogos, quanto na personalidade, ele começou a perder mérito, hoje só se falam muito de Sonic nas próprias comunidades da franquia do ouriço, já o Mario até hoje fala-se muito dele nas comunidades gamers, o Mario por acaso foi distorcido em sua personalidade? 

Por isso que qualquer franquia tem que respeitar a sua essência o máximo possível, então a personalidade ideal do Sonic é essa.

Bem o texto deve ter ficado uma bosta etc etc, mas é a primeira vez que eu tento fazer um texto assim... ah fodase, depois eu irei fazer textos melhores.

{ 3 comentários }

  1. "E ainda por cima, ele nem sequer trata o Dr. Robotnik como um vilão sério, só quer saber de zuar da cara dele e ainda por cima começa a o chamar de Dr. Eggman (Dr. Homem-ovo para os leigos), sei que no Japão o nome dele já era assim... mas e o quê que tem o cu com as calças? Dr. Robotnik demonstrava bem mais autoridade para ele, fodase o Japão, fodase se lá o nome dele era Eggman, ainda não quer dizer que é bom. E a SEGA até distorceu a personalidade do Robotnik, deixando mais sem autoridade ainda."

    Antigamente o ar que nós víamos no Robotnik o tornava mais sério, como um verdadeiro inimigo. Última vez que vi isso foi em Sonic Adventure 2. Sim, de certo modo, lá ele era mesmo um vilão maldoso. Mas a Sega preferiu voltar para o Eggman tosco do Sonic Adventure.

    Sem falar que o Sonic finge ser um Fábio Porchat da vida.

    Aliás, eu assisti um documentário sobre jogos esses dias, que não falava muito sobre o Sonic a não ser dos seus jogos do Mega. Mas, falavam até dos jogos do Mario de Wii, por que será, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Robotnik no SA2 era mais autoritário, hoje estão querendo transformá-lo é um comic relief genérico. Infelizmente.

      Excluir
  2. inconsistência é dizer que ele devia voltar às origens e ignorar que ele é de origem japonesa...

    olhe o nome por exemplo:
    dr: eggman

    eu não sei se no japão esse nome é impactante (afinal egg e man são palavras estranhas à cultura deles assim como chamaram molres de fire, lá deve soar bem usar um nome estrangeiro, soar mitico, mas pro ocidente isso não tem peso, por isso o ideal é usar uma lingua inventada ou extinta pra soar "estranho" em qq lingua)

    ou talvez a idéia original NUNCA tenha sido dar moral ao robotnik, mas como os americanos gostam de distorcer tudo pra adaptar à sua cultura (megaman que o diga) depois acabou pesando essa decisão nos passando a impressão que o robotinik tinha mudado.
    (assim como, por exemplo: a mãe do brock não morreu, na época a adaptação cultural preferiu inventar essa história do que dizer que eram separados, agora vai explicar aos fãs pq depois ela aparece vivinha da silva? essas adaptações geram inconsistencias...)

    2)Citando novamente pokémon como exemplo, olhe a equipe rocket, nos primeiros episódios parecia que seriam os vilões sinistros, depois de serem derrotados tantas vezes perderam a moral e passaram a ser ridicularizados e se mostrar assim.

    pode ser que tenha sido o caso pro robotinik, depois de derrota-lo tantas vezes, mesmo que tenha sido dificil o sonic o desconsidera e os fãs tambem não o levariam à sério.

    3)você fez um ótimo paralelo, a personalidade dele era pra constrastar com a do mario, mas dizer que é a melhor, cada geração de fãs vai ter uma impressão diferente, o mascote era originalmente voltado ao público infantil (dai as piadas que você não vê graça) os fãs crescem e os criadores tem 2 escolhas tentar manter os fãs antigos amadurecendo a série ou tentar conquistar a nova geração de crianças, mas como todas as midias voltadas pra crianças mudam a cada geração, uma personalidade que antes fazia sentido, pode não mais fazer a Sega preferiu seguir esteriótipos do que tentar definir padrões, até pq o Sonic não é mais um personagem capaz de ditar tendencias restou então segui-las pra ser aceito (ou mesmo quando você consegue, se todo mundo clonar você, vai parecer só mais uma coisa generica, talvez a idéia da sega tenha sido justamente se diferenciar...)
    e tambem não tem mais sentido coloca-lo como rival do mario quando eles já se tornaram até amigos.

    e não faça comparações "estilo zorra total" eu não via esses programas de baixo nível pra entender que tipo de personalidade é essa.

    Linkar videos seria valido se todo mundo tivesse uma conexão boa (infelizmente no momento estou com 3G) tenta resumir a impressão que o vídeo passa.

    eu tambem não joguei todos jogos de sonic (não sou rico) então ao menos tente linkar um vídeo em vez de dizer "você conhece a personalidade dele no jogo X

    Espero ter sido construtivo nessa critica.

    ResponderExcluir

A Essência de Sonic the Hedgehog

A Essência de Sonic the Hedgehog
Texto essencial para os fãs de Sonic, explicando toda a essência do ouriço do zero, clique na tela de título do Sonic 1 para ler.

Afiliados

Posts Populares

Posts Antigos

World Sonic | 2014. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © World Sonic -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -